Baseada em Hemelrand, a Alheit Wines é uma bela fazenda de montanha situada no alto de Hemel-en-Aarde Ridge em Walker Bay. Este pedaço acidentado de terreno é coberto de fynbos e completo com edifícios de pedra, sendo o terroir composto basicamente de arenito com granito e xisto. 

Hemel-em-Aarde valley pode ser dividido em 3 secções devido aos altos cumes que cortam o vale de norte a sul. As formações geográficas da região favorecem os ventos de inverno vindos do Noroeste e os ventos de verão do Sudeste que beneficiam muito as vinhas ao reduzir a umidade relacionada a várias doenças.

Alheit Wines 1

A vinícola é guiada pelo dinâmico casal Chris & Suzaan Alheit da Alheit Vineyards. Eles viajaram e trabalharam na colheita juntos em Napa Valley, Austrália Ocidental, Saint-Émilion, Clare Valley e Mosel Valley na Califórnia. Seu amor pela aventura no exterior os levou à Nova Zelândia, Languedoc-Roussillon, Provença, Norte e Sul do Ródano e Cíclades na Grécia. Este casal pode se dizer que atingiu o status de “cult” desde suas primeiras safras onde seu seleto trabalho com as vinhas mais velhas do país entrega vinhos únicos, profundos e de grande procura. 

A incrível dupla Chris e Suzaan Alheit que possuem uma clara filosofia que eles acreditam ser fundamental para fazer vinhos finos. Solo morto dá vinho morto!

Alheit Wines 2

Diz-se que 80% dos vinhos excelentes estão nas vinhas e 20% na adega. Para Alheit, a proporção é incrivelmente próxima de 99% nas vinhas e 1% na adega. Eles cultivam o mais próximo possível da natureza, estimulando um solo naturalmente saudável. 

Seus vinhos brancos são produzidos a partir das uvas Chenin Blanc, Sémillon, Chardonnay, Roussanne, Verdelho e Muscat. Estes por sua vez permanecem sobre as borras por dez meses e a filtragem é usada apenas se absolutamente necessária.

Os Alheit têm acesso a alguns dos mais extraordinários vinhedos antigos de cultivo seco de videira do Cabo. A maioria de seus lotes tem entre 30 e 40 anos, alguns bem mais velhos. Nesta idade, as vinhas estão verdadeiramente maduras e expressam a sua origem com naturalidade.

Alheit Wines 3

São absolutamente minimalistas em sua abordagem de vinificação. As uvas são prensadas em cacho. Nem enzimas, enxofre ou fermento são usados. As uvas são fermentadas naturalmente em barricas velhas, e em nenhum de seus vinhos é feita utilização de carvalho novo.

Eles têm um enorme respeito e admiração pelos grandes vinhos da Europa – um lugar que consideram ser o coração do vinho verdadeiramente fino. Em sua vinificação, eles se esforçam para aplicar as lições aprendidas na Europa ao que fazem no Cabo. Seu objetivo é fazer vinhos que tenham uma forma fina e não sejam volumosos. O resultado são vinhos finamente elaborados que têm amplo poder, mas sem excesso de peso – algo semelhante a uma ginasta, em vez de um lutador de sumô.

Comentários