Garrada do vinho Hemelrand Vine Garden
R$440,00


Vinho: O Hemelrand Vine Garden é um vinhedo singular situado a 360 metros de altitude, sobre solos de argila pedregosa e arenito, que dá origem a um vinho igualmente único. O vinhedo foi plantado em 2010 com Chardonnay, Roussanne, Verdelho, Chenin Blanc e Muscat Blanc à Petits Grains, no entanto, as proporções dessas variedades variam significativamente a cada safra. A proposta é engarrafar o que o vinhedo entrega naturalmente, resultando em um corte de uvas brancas de campo que varia a cada ano, de acordo com as condições da safra. Dessa forma, um mesmo lugar se expressa por meio de diferentes variedades, moldadas pelas nuances da estação. O vinho é sempre marcante — e ganha cada vez mais profundidade e complexidade à medida que as vinhas amadurecem.

Produção: A colheita ocorre de uma só vez respeitando o ponto ótimo de equilíbrio entre acidez e maturação de todo o conjunto. As uvas são prensadas juntas, sem desengace, e o mosto fermenta espontaneamente em barricas neutras de carvalho francês por uma média de 2 meses! A fermentação malolática pode ou não ocorrer, de forma natural e não forçada. O vinho permanece em maturação sobre as borras por aproximadamente 12 meses em tanques, sem bâtonnage, colagem ou filtração. O objetivo é capturar a energia do vinhedo com total transparência, respeitando sua natureza complexa e mutante ano após ano.

Notas de degustação: Já a safra 2023 tem um corte de 36% Chardonnay, 28% Roussanne, 18% Chenin Blanc, 17% Verdelho e 1% Muscat. Uma safra onde tivemos temperaturas moderadas e agradáveis durante o período de maturação, intercaladas por chuvas regulares. O Chenin Blanc, em especial, começou a desenvolver uma bela botrytis alguns dias antes da colheita. Embora a presença de botrytis seja comum em Hemelrand, a quantidade e, sobretudo, a qualidade dessa característica em 2023 distinguem esta safra de todas as anteriores. No nariz, surgem as típicas notas de frutas de caroço e toques exóticos que já esperamos do Vine Garden, mas com um adicional encantador: casca de laranja seca e damasco, vindos das uvas afetadas pela botrytis. Em boca, o vinho é cheio, com bastante presença e intensidade. A acidez elevada, como sempre, sustenta a estrutura e conduz o vinho a um final longo e elegante, que se afunila com precisão.

Neal Martin, 94 Pontos: O Hemelrand Vine Garden 2023 provém de vinhas plantadas em 2010. Chris Alheit comentou que tudo estava perfeito até cerca de 12 a 14 dias antes da data planejada para a colheita, quando começou a notar sinais de botrytis no Chenin Blanc. Por um breve momento, cogitou elaborar um vinho doce com essa fruta, mas como o Vine Garden é concebido desde o início como um corte de campo, o Chenin seguiu no blend. O resultado é um nariz levemente mais meloso, ainda que muito bem definido e com uma mineralidade fina. Em boca, o vinho é claro e preciso, com textura levemente viscosa, equilibrada por uma acidez vibrante. De estilo bastante distinto e fiel às condições da safra, revela um toque de limão amargo no final de boca. Um vinho de grande finesse.

Tim Atkin MW, 93 Pontos: As únicas uvas que Chris Alheit colhe na região de Hemel-en-Aarde Ridge vêm do vinhedo que circunda sua vinícola Hemelrand. Em uma safra marcada por calor intenso em grande parte do Cabo, este vinho reflete com elegância as condições mais frescas dessa zona elevada. No nariz, surgem aromas de lírio, gengibre e talco, que dão lugar a um palato marcado por raspas de laranja e frutas tropicais, com um toque de doçura lembrando pêssego. O final é fresco, harmonioso e muito bem calibrado. Ideal para ser apreciado entre 2023 e 2029.

Potencial de guarda: até 2033

Outras informações: Rolha / TS: 3g/l / TA: 81,33meq/l / SO2: 0,33g/l

Álcool

13,51%

Safra

2023

Uva

Chardonnay, Roussanne, Chenin Blanc, Verdelho & Muscat de Frontignan

R$440,00