
Foradori
Fontanasanta Nosiola
Vinho: A Nosiola é uma antiga casta de Trentino, outrora disseminada por toda a região e cujo cultivo se restringiu às áreas do Vale dei Laghi, Colline di Trento e Pressano. É uma casta que se expressa intensamente em vinhedos de solos pobres, produzindo vinhos de grande delicadeza e longevidade.
No passado, a Nosiola era sempre vinificada com as cascas e aos poucos isso foi caindo em desuso. Hoje, graças às práticas biodinâmicas realizadas na vinha e à extraordinária força da ânfora, voltamos a ter a possibilidade de realizar esse estilo ancestral de vinificação. A ânfora, a famosa Tinaja de Villarrobledo, na Espanha, com a sua forma e a porosidade da argila com que é feita, permite que o vinho fique em contato com as cascas durante um período mais longo. E é esta a verdadeira expressão da Nosiola, que se revela lentamente, exigindo paciência e tempo.
Produção: Criação de Elisabetta Foradori, encarna uma das mais autênticas expressões do Trentino. Os vinhedos biodinâmicos são plantados em solos argilo-calcários das colinas de Trento e de Pressano.
A vinificação é conduzida em ânforas de barro espanhol, as tinajas, nas quais a maceração com as peles se estende por cerca de oito meses, seguida por estágio em barricas usadas de acácia, um processo que confere ao vinho densidade, estrutura e uma mineralidade refinada.
Notas de Degustação: Visualmente, chama a atenção sua tonalidade amarelo cítrico de média intensidade, discreta, mas luminosa, resultado da maceração prolongada, mas com caráter leve. No nariz, o vinho encanta com nuances complexas e delicadas: aromas de laranja cristalizada, maçã verde, maracujá, flores secas, cera de abelha, pimenta branca e funcho. Tudo isso envolto em uma suavidade aromática que surpreende pela profundidade.
No paladar, revela-se seco, de corpo médio a ligeiramente mais presente, sustentado por uma acidez média e uma sensação levemente oleosa, que confere densidade sem peso. Destacam-se sabores de casca de limão, frutas tropicais e toques herbáceos que culminam em um final de comprimento médio, delicadamente persistente. A riqueza aromática ganha nova dimensão à medida que o vinho respira, ampliando seu espectro sensorial com nuances herbais que envolvem uma base de frescor luminoso, lembrando um Meursault branco elegante, com pureza e profundidade mineral.
Vinous: O Fontanasanta Nosiola 2023 apresenta-se de forma delicada na taça, com um bouquet que se revela aos poucos — é preciso paciência, mas a espera compensa. Aromas florais exóticos se entrelaçam a nuances de melão tropical e especiarias sutis. Em boca, mostra uma doçura interna muito leve, equilibrada por uma acidez vibrante e por uma mineralidade precisa. Notas vivas de damasco e pêssego fresco contrastam com um toque cítrico mais verde. O vinho se abre com pureza e frescor, deixando uma sensação de ‘pedra líquida’ e lembranças de coalhada de limão que se prolongam lentamente.” 92 pontos — Eric Guido
Potencial de Guarda: 7+ Anos
Outras Informações: Rolha / TS: 0,28g/l / TA: 73,3meq/l / SO2: 0,23 g/l








