Os vinhedos do Jura são plantados com as uvas Chardonnay, Savagnin, Poulsard, Pinot Noir e Trousseau e em sua maioria adeptos de uma agricultura orgânica e biodinâmica. Estas 5 uvas possuem características especificas na produção dos vinhos locais que dão a característica principal a cada varietal aqui produzido.

Chardonnay

Esta uva se adaptou perfeitamente a estes solos ricos em argila e agora é a mais plantada uva para a produção de vinho branco. Os vinhos têm um caráter particular nos vinhos produzidos nesta região com acidez mais alta que dos seus vizinhos na Borgonha o que leva muitas vezes a estágios mais prolongados em barricas. Seus melhores exemplares, como o do Domaine Ratte Chardonnay Grand Curoulet 2018 , são extremamente complexos e ricos. Alguns exemplares são maturados sob flor, produzidos no estilo do Vin Jaune.

Chardonnay: a uva que se adaptou aos vinhdos do Jura

Savagnin

Também conhecida como Naturé (caso do Domaine Ratte Naturé 2019) ou Fromentin, esta uva é a mais famosa desta região produzindo seus vinhos mais icônicos, o Vin Jaune e o Chateau Chalon. Estes vinhedos produzem pequenos e sensíveis frutos que são completamente adaptados ao clima local, maturam de maneira muito lenta e chegam a ser colhidos até Dezembro!

Existem basicamente dois tipos de produção dos vinhos feitos com esta casta: produzidos a partir do método convencional e engarrafado como varietal ou em um corte com Chardonnay – vinhos com muito frescor, alta acidez, especiarias e seco – ouillé e aqueles produzidos de maneira onde a formação da flor é induzida e os vinhos adquirem um caráter único, oxidativo que são de grande prazer quando harmonizados com o Queijo Comté, um dos mais famosos da França.

Nesta categoria estão os famosos Vin Jaune que podem ser produzidos nas apelações de Cotes du Jura, L’Etoile, Arbois e o famoso Château Chalon – estes vinhos são maturados em barris por no mínimo 6 anos e três meses e aproximadamente 38% do vinho evapora no processo.

Vinhedos do Jura: Conheça a Savagnin, a uva mais famosa da região

Pinot Noir

Assim como a Chardonnay, a Pinot Noir achou no Jura uma confortável casa e aqui produz vinhos únicos de coloração mais pálida, mas, extremamente perfumados e mais para o caráter terroso da Pinot Noir. Vinhos carnudos, deliciosos e foram por muito tempo usados em blends (experimente o Domaine Ratte Clos Maire 2019, corte de Pinot Noir e Trousseau), mas, que cada vez mais produz autênticos varietais como o Domaine Ratte Pinot Noir 2019

Vinhedos do Jura: pinot noir com traços terrosos

Poulsard

Uma uva de pele bem fina que produz vinhos mais pálidos e de baixos taninos. Vinhos extremamente perfumados e delicados que podem ser servidos mais frescos e hoje tem exemplares que atingem preços recordes.

Poulsard: produção nos vinhedos do Jura

Trousseau

Em minha opinião o mais interessante dos vinhos tintos produzidos aqui na região também com uma característica de vinhos mais pálidos, mas, extremamente saborosos, perfumados e carnudos, terrosos, com deliciosos sabores de frutas vermelhas. Vinhos de longa guarda que são estupendos! Conheça o Domaine Ratte Trousseau que temos em 2 safras! Somente uma garrafa da 2018 e também a safra de 2019.

Vinhedos do Jura: Trousseau, um vinho tinto diferenciado

Comentários