Domaine Chavy-Chouet 3

A história do Domaine Chavy-Chouet começa com o casamento de Albert Chavy e Odile Ropiteau unindo duas das mais antigas famílias da Cote d’Or, os Chavy que eram proprietários de parcelas em Puligny-Montrachet e os Ropiteau provenientes de Meursault.

Albert e Odile vendiam suas uvas diretamente para os mais renomados negociants da Borgonha, mas, assim que seu filho Hubert se casou e comprou uma propriedade para viver em 1982 eles decidiram fundar o domaine para que pudessem vinificar parte de suas uvas dando início assim ao legado desta propriedade.

Aprendizado

Em 2005, Romaric filho de Hubert, retorna após uma longa jornada estagiando em vinícolas na África do Sul, Itália, Grécia e Espanha. Mas seu aprendizado de viticultura e vinificação começou muito antes já que seu padrinho é nada menos que Francois Mikulski, um dos ícones de Meurasualt.

Por 9 anos Romaric e seu pai Hubert trabalharam lado a lado na condução do Domaine, mas, com o precoce e repentino falecimento do seu pai em 2014 ele toma as rédeas do Domaine e como uma de suas primeiras ações ele para completamente a venda de uvas e decide vinificar todas as suas parcelas.

Tintos e Brancos

O Domaine Chavy-Chouet tem 15.5 Ha sob seu domínio, produzindo vinhos em 14 diferentes A.O.C, provenientes de 70 parcelas com vinhas de 40 anos ou mais, sendo 80% brancos e 20% tintos.

Uma das mais destacadas parcelas pertencentes ao Domaine desde 1893 é o Clos des Corvée do Citeau, um “Monopole” localizado a leste da Place de l’Europe, perto do Château de Meursault. É cercado por muros por todos os lados e cobre um total de 0,90 hectares de Chardonnay cheio de história, tendo pertencido aos monges cistercienses.

Cultivo

No cultivo das vinhas, o Lutte Raisonée é aplicado, recorrendo ao spray apenas em casos extremamente necessários.

Processo de Fermentação

O processo de vinificação começa com as uvas chegando à cave do Domaine e sendo prensadas por 2 horas e com a fermentação acontecendo em barricas, usando apenas leveduras selvagens.

Guarda

O envelhecimento é feito em barricas 20% novas e os vinhos estagiam nelas por 9 a 12 meses sem a agitação das borras.

Barricas

Uma delicada filtração é aplicada antes do engarrafamento. Sua produção total é de 90.000 garrafas e 90% do vinho é exportado.

Os vinhos de Romaric são feitos à sua imagem, cheios de sensibilidade, caráter, mas acima de tudo sem comprometer a qualidade. Ele presta muita atenção às suas videiras e frutas, resultando em uma vinificação sem artifícios, meticulosa e precisa.

Sua ambição é dar origem a vinhos de alta qualidade, que refletem a essência de cada uma de suas apelações.

Comentários